Detalhamento do painel interativo sobre a institucionalização da assistência farmacêutica no estado do Pará

O produto teve por finalidade a sintetização para melhor análise das respostas perante os professores, pesquisadores, discentes, gestores, trabalhadores em saúde e utentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, segue o detalhamento do painel em questão.

Figura 1: Homepage/Início do painel

De início o painel disponibiliza as 13 regiões de saúde do Estado do Pará (Figura 1), que podem ser selecionadas de acordo com a preferência do usuário. Para ilustrar, ao escolher a região Metropolitana 1 (Figura 2), o layout é alterado para a dimensão de recursos humanos, adequando-se as perguntas, alternativas e respostas coletadas. A presença do título na parte superior, sinalizando a dimensão e a região selecionada, corrobora para a capacidade de localização dentro do material. A navegação entre as dimensões é feita por meio de “botões” na parte superior, como demostrado na figura 3, em conjunto com o símbolo “responsável por voltar ao início (seleção das regiões).

Figura 2: Disposição das respostas na região de saúde Metropolitana 1 na dimensão de recursos humanos

A navegação entre as dimensões é feita por meio de “botões” na parte superior, como demostrado na figura 3, em conjunto com o símbolo “responsável por voltar ao início (seleção das regiões).

Figura 3: Botões responsáveis pela navegação entre as dimensões da região de saúde

Cada gráfico possui suas particularidades, dependendo da quantidade de municípios, perguntas ou respostas, necessitando de atenção e análise cirúrgica perante a complexidade do mesmo. Essa característica deve-se a algumas funções, como a de rolagem/scroll, permitindo visualizar mais resultados não visíveis e as variações de cores implantadas na legenda, promovendo auxílio. Ademais, a função de aumentar as ilustrações está presente, apertando no ícone “” no canto superior direito de cada quadro (Figura 4), após ser redirecionado, é possível voltar a visualização geral anterior, clicando no botão “voltar ao relatório”. Todo setor do dashboard apresenta a possibilidade de deixa-lo em tela cheia, apertando o seguinte botão “”, situado no canto inferior direito.

Figura 4: Exemplificação do funcionamento relacionado ao foco único do gráfico

Destaca-se, como exemplo na Figura 4, que o município de Ananindeua, possui segundo o responsável pela resposta, carga horária de trabalho na função com farmacêutico coordenador da assistência farmacêutica (AF) de 30 horas semanais. Já em relação onde os farmacêuticos trabalham, observa-se maior variedade de alternativas selecionadas, sendo elas: Almoxarifado, Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Outro (não especificado). A última pergunta do gráfico consta, que o tipo empregatício do farmacêutico responsável pela coordenação a AF é comissionado.