Título:Website Observatório Farmacêutico: Um Contributo para Assistência Farmacêutica

RESUMO

Objetivos: Descrever o processo de desenvolvimento e disseminação do website Observatório Farmacêutico da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, como produto tecnológico inovador, tendo como foco a produção dos dois dashboards integrados à plataforma, sobre Assistência Farmacêutica e Covid-19 no estado do Pará, além de produções científicas e produtos técnicos resultantes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e analítica: 1) retrospectiva (2018, 2019 e 2020) para a recuperação de dados e informações sociodemográficas, epidemiológicas e de ofertas de serviços de saúde; 2) retrospectiva (2020, 2021 e 2022) para o diagnóstico situacional da assistência farmacêutica – dos 144 municípios do estado do Pará –, adotando os preceitos da Pesquisa-Ação. Resultados: Dashboards sobre o diagnóstico situacional sobre a Institucionalização da Assistência Farmacêutica nos 144 municípios do estado do Pará e sobre o perfil de indicadores sobre a morbimortalidade da Covid-19 nas 13 regiões de Saúde do Pará. Conclusão: O Observatório Farmacêutico da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará é uma potencial estratégia para a disseminação do conhecimento sobre a Assistência Farmacêutica no contexto da Saúde Pública no estado do Pará.

Palavras-chaves: Tecnologias da Informação e Comunicação. Painéis interativos. Observatório de Saúde. Assistência Farmacêutica. Serviços Farmacêuticos.

Título: INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO MUNICÍPIO DE AUGUSTO CORRÊA, PARÁ: AVANÇOS E DESAFIOS

RESUMO

Objetivo: Investigar se a assistência farmacêutica está institucionalizada no município de Augusto Corrêa, observando se cumpre os marcos regulatórios legais, seu vínculo com os instrumentos de governança, gestão e planejamento, sua estrutura e organização, suas ações, atividades e tarefas inerentes a gestão técnica-assistencial e técnicas-gerenciais pautados em indicadores socioeconômicos, demográficos, epidemiológicos, indicadores de serviços de saúde, despesas totais em saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, retrospectiva, descritiva e analítica, tendo como recorte temporal os anos de 2017, 2018 e 2019 para a obtenção de dados e informações sobre indicadores socioeconômicos, demográficos, epidemiológicos, indicadores de serviços de saúde, despesas totais em saúde, cumprimento de indicadores relacionados aos instrumentos de planejamento e gestão da assistência farmacêutica, cumprimento de indicadores relacionados a logística da assistência farmacêutica e práticas de governança. Resultados: Constatou-se baixo número de profissionais farmacêuticos, carência de sistema informatizado, estrutura e organização inadequada para a logística do medicamento, ausência de comissão de farmácia e terapêutica, entre outros. Conclusão: Para o sucesso da institucionalização da AF em Augusto Correa, é necessário um processo de governança e gestão por resultados, pautados em um planejamento estratégico situacional que assegurem infraestrutura e organização adequadas, sistemas informatizados, recursos humanos, qualificação da equipe de saúde; visando assim, uma assistência integral, o acesso e o uso racional de medicamentos e a melhoria da qualidade de vida dos utentes. Assim sendo, recomenda-se que os gestores municipais reflexionem sobe a importância da AF no contexto do cuidado aos utentes e a sustentabilidade do SUS.

Palavras chave: Governança; Gestão em Saúde; Informação em Saúde; Assistência Farmacêutica; Medicamento.

Título: ANÁLOGOS DE INSULINA EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS VIA JUDICIAL EM BELÉM, PARÁ: PROTOCOLO CLÍNICO

RESUMO

Introdução: As insulinas análogas são alvo de controvérsias quanto à sua superioridade terapêutica em relação às humanas para o tratamento do diabetes melitus alvos são constante de processos judiciais. Indiscutivelmente o direito à saúde e à vida são fundamentais e universais; entretanto, é certo que a realização da perícia em certos casos se mostra imprescindível, sendo incabível o comando genérico de concessão de medicamentos aos utentes sem a prova da necessidade em cada caso particular. Objetivo: Avaliar o cumprimento dos critérios estabelecidos para o atendimento via judicial de análogos de insulina para utentes portadores de Diabetes mellitus do Centro de Especialidades Médico Odontológica, em Belém, Pará. Método: Trata-se de um estudo de caso, realizado entre de 05 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020, utilizando-se de amostragem de conveniência, tendo como critérios de inclusão utentes com Diabetes mellitus na faixa etária acima de 60 anos, de ambos os sexos, em uso de insulinas análogas lispro (Humalog®), asparte (NovoRapid®), glulisina (Lispro®), glargina (Lantus®), detemir (Levemir®), degludeca (Tresiba®), sob demanda judicial. Resultados: Destacam-se como principal critério para inclusão no Programa de Insulinas Análogas do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas o fato de 34,7% dos utentes terem tido falhas à esquemas terapêuticos prévios. 22,2% apresentaram doenças intercorrentes ou uso de medicamentos ou outra condição clínica que podem promover ou contribuir para a manutenção da glicemia fora das metas. 26,4% dos utentes poderiam ser suspensos e 26,4% poderiam ser excluídos com base nos critérios estabelecidos. Quanto a frequência das insulinas dispensadas, observou-se degludeca (88,9%), glargina (83,3%), detemir (43,1%), asparte (51,4%), lispro (48,6%) e glulisina (45,8%). Conclusão: Os critérios estabelecidos para atendimento via judicial de análogos de insulina e antidiabéticos orais/injetáveis – lispro (Humalog®), asparte (NovoRapid®), glulisina (Lispro®), glargina (Lantus®), detemir (Levemir®), degludeca (Tresiba®) – para utentes portadores de Diabetes mellitus no Centro de Especialidades Médico Odontológica são parcialmente cumpridos.

Palavras-chave: Diabetes mellitus. Insulinas Análogas. Protocolo Clínico. Assistência Farmacêutica. Estudos de Utilização de Medicamentos.

Título: ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA DO IDOSO EM BELÉM, PARÁ

RESUMO

Introdução: O Brasil se destaca na América Latina pela alta institucionalização de políticas de proteção à pessoa idosa. Contudo, um problema para sua consolidação é a falta de indicadores para seu acompanhamento. Sabe-se, que apesar de ser possível calcular indicadores para o acompanhamento de políticas a partir das fontes de dados disponíveis, limitações concernentes à oportunidade dos dados, sua desagregabilidade e confiabilidade restringem sua utilização para o aprimoramento das políticas nacionais. Objetivo: Investigar indicadores sensíveis às diversas dimensões da saúde e da assistência farmacêutica voltadas para a população idosa no Centro de Atenção Especializada do Idoso de Belém, Pará. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, exploratório, retrospectivo para 2019, de natureza qualitativa/quantitativa, utilizando-se de amostra por conveniência e consecutiva de 100 idosos (≥ 65 anos) com polimorbidades e de alto risco e utentes do Centro de Atenção Especializado ao Idoso, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Belém. Resultados: Observou-se que 63% do nível das prescrições são boas, o grau de conhecimento e satisfação do utente é médio (55%), o grau de conhecimento do profissional dispensador sobre a farmacoterapia é médio e potenciais interações com riscos. 13% apresentam limitação funcional para realizar as atividades de vida diária, nenhum idoso sofreu violência ou maus tratos, 97% residem em moradia adequada, 57% são participativos socialmente, 50% recebem o benefício de prestação continuada, 2% são fumantes, nenhum consome álcool abusivamente,53% alimentam-se adequadamente,45% são fisicamente inativos, e 36% são cadastrados em unidades básicas de saúde. Conclusão: Infere-se que no Centro de Atenção Especializada ao Idoso são prescritos medicamentos potencialmente inapropriados à luz dos critérios de Beers-Fick. Preconiza-se que os profissionais da saúde se sensibilizem para aprimorar os seus serviços, visto que as suas ações impactam diretamente na saúde e bem-estar dos utentes.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Saúde do Idoso. Indicadores de Saúde. Indicadores de Assistência Farmacêutica. Cuidado Farmacêutico.

Título: FARMACÊUTICOS TÉCNICO-GERENCIAIS E TÉCNICO-ASSISTENCIAIS EM FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS PRIVADAS

RESUMO

Objetivo: Identificar as atribuições e/ou funções de farmacêuticos como técnicos-gerenciais e como técnicos-assistenciais em farmácias comunitárias privadas. Método: Pesquisa exploratória, prospectiva, analítica e descritiva, realizada entre outubro e dezembro de 2020, utilizando-se de entrevistas estruturadas via Survey Monkey®. Esta pesquisa contou com a participação de 59 farmacêuticos, representando cerca de 1.9% dos farmacêuticos que trabalham em farmácias comunitárias no estado do Pará. Trata-se de uma representação social sobre a percepção dos farmacêuticos registrados no CRF-PA sobre suas funções gerenciais e assistenciais em farmácias comunitárias. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados qualitativamente, com o apoio de planilhas no software Excel para identificação de padrões entre os respondentes. Resultados: Dentre 59 (100%) farmacêuticos, identificou-se que 32 (54.2%) eram farmacêuticos técnico-assistenciais e 27 (45.8%) eram farmacêuticos técnico-gerenciais. Identificou-se atribuições e funções dos farmacêuticos como técnico-gerenciais e como técnicos-assistenciais em farmácias comunitárias privadas. Não há harmonização das atribuições e funções dos farmacêuticos como técnico-gerenciais e como técnicos-assistenciais. Conclusão: Infere-se haver conflitos quanto à compreensão do papel dos farmacêuticos como técnicogerenciais (atividades administrativas) e como técnicos-assistenciais (Cuidado Farmacêutico).

Palavras-chave: Mercado Farmacêutico. Farmácia comunitária. Gestão Farmacêutica. Serviços farmacêuticos. Cuidado Farmacêutico.

Título: FARMÁCIA VETERINÁRIA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS DESTINADOS A ANIMAIS DE COMPANHIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo: Investigar evidências quanto ao conhecimento e ações do farmacêutico no campo dos medicamentos de uso veterinário destinados a animais de companhia. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática. Resultados: Foram recuperados 18 trabalhos, sendo 14 estudo transversal, 2 cartas ao editor (Comentário), 1 relato de experiência e 1 revisão integrativa, que inferiram que o amplo conhecimento dos veterinários sobre animais deve estar aliado ao conhecimento sobre eficácia de fármacos, efetividade de medicamentos e eficiência dos tratamentos – campo de atuação do farmacêutico – de modo que ambos trabalhem em conjunto, visando uma melhor qualidade de vida para os animais de companhia. Além de se haver a necessidade de discutir legislações e estruturar o ensino com o objetivo de promover serviços farmacêuticos veterinário com segurança e qualidade. Conclusão: Há evidências de que o farmacêutico é importante para o campo da medicina veterinária. Serviços farmacêuticos, a exemplo do cuidado farmacêutico aplicado ao uso com qualidade de medicamentos de uso veterinário, tem potencial mercado. Outrossim, é requisito essencial que o mesmo esteja qualificado – com formação apropriada – para lidar com prescrições veterinárias e com animais de companhia.

Palavras-chave: Farmácia comunitária veterinária; Medicamentos veterinários; Farmacoterapia veterinária; Animais de companhia; Cuidado farmacêutico

Título: FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE 2017 A 2022

RESUMO

Objetivo: Mapear dados e informações sobre o orçamento e financiamento da assistência farmacêutica no contexto do Sistema Único de Saúde. Método: Trata-se de um estudo transversal, analítico, descritivo, tendo como recorte temporal o período entre 2017 e 2022, realizado por meio de Revisão de Escopo e da Plataforma Siga Brasil (Orçamento Federal) para consultar a execução de despesas nas ações orçamentárias no campo da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Resultados: Foram selecionados 33 artigos, de 56 artigos recuperados nas bases de dados, sendo 12 relatos de casos, 7 estudos transversais, 12 revisões narrativas e 2 revisões integrativas. Constatou-se que o maior investimento nesses últimos seis anos foi para o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), quando comparado Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF).Conclusão: O acesso universal a medicamentos pelo setor público ainda é um grande desafio. O seu financiamento ainda não é suficiente. Por fim, infere-se, ser fundamental rever os investimentos no Componente Básico da Assistência Farmacêutica, melhorando o acesso aos medicamentos na Atenção Primária à Saúde.

Palavras-Chave: Assistência Farmacêutica. Medicamentos; Orçamento; Financiamento; Sistema Único de Saúde.

Título: ITINERÁRIO DE UTENTES COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA USUÁRIOS DE NINTEDANIB E PIRFENIDONA ATENDIDOS VIA JUDICIAL OU ADMINISTRATIVA PELA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO PARÁ

RESUMO

Introdução: A Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) é definida como uma forma específica de pneumonia intersticial fibrosante crônica, limitada ao pulmão e associada com padrão histológico de pneumonia intersticial usual (PIU) em biópsia cirúrgica do pulmão. Sua etiologia é desconhecida No Brasil, ainda não se tem dados específicos e confiáveis sobre a ocorrência da FPI, e estabelecer a epidemiologia da doença ainda é um grande desafio a ser vencido. Não se tem dados concretos sobre quantos pacientes são diagnosticados com FPI por ano no país, apenas estimativas, também não se tem um protocolo ou diretriz de tratamento para os portadores da doença no país, o que compromete a qualidade de vida destes pacientes. Objetivo: Investigar o itinerário de utentes que tiveram acesso aos medicamentos antifibróticos nintedanibe e pirfenidona via judicial ou administrativo; assim como, seus respectivos perfis socioeconômicos e epidemiológicos atendidos na Farmácia de Demandas Judiciais e Administrativas. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo, analítico-descritivo, qualitativo-quantitativo. Resultados: Apresenta-se os dados socioeconômicos e demográficos do utentes. Os achados nos informa que há prevalência de demanda via administrativa em relação a demanda via judicial. Os utentes têm dificuldade para efetuarem o cadastro, renovação e o acesso ao medicamento; logo, apresentam dificuldades para adesão e continuidade ao tratamento. Conclusão: Infere-se que há dificuldades no acesso ao tratamento da FPI no Pará, sendo que a adesão ao tratamento e a continuidade estão prejudicadas pela inconstância na aquisição dos antifibróticos. Há prejuízos para a qualidade de vida dos utentes. Constatou-se altos gastos com a aquisição dos medicamentos antifibróticos.

Palavras-chave: Doenças Raras. Fibrose Pulmonar Idiopática. Cuidado Farmacêutico. Assistência Farmacêutica. Medicamentos antifibróticos.

Título: MERCADO FARMACÊUTICO VETERINÁRIO E ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO CAMPO DE ANIMAIS DE COMPANHIA

RESUMO

Objetivo: Investigar evidências sobre a atuação do farmacêutico no mercado de medicamentos veterinários para animais de companhia. Método: Trata-se de uma revisão sistemática; ou seja, um método de síntese de evidências que avalia criticamente e interpreta todas as pesquisas relevantes disponíveis para uma questão particular, área do conhecimento ou fenômeno de interesse. Foram feitas buscas em bases de dados de trabalhos escritos nos idiomas português, espanhol e inglês, para o período de abril de 2016 a março de 2021. Uma síntese narrativa foi elaborada a partir da revisão sistemática, descrevendo aspectos relevantes sobre o mercado farmacêutico veterinário e da atuação do farmacêutico no campo de animais de companhia. Resultados: Dezoito artigos atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos incluídos foram publicados entre os anos de 2016 e 2021. Os estudos encontrados foram realizados em países que incluem alta, média e baixa renda. O mercado farmacêutico veterinário tem conquistado espaço dentro da profissão farmacêutica. Tem crescido o interesse em produtos de uso veterinário, em especial para os medicamentos para o uso em animais de companhia. O farmacêutico é o único profissional com autorização para cuidar de pacientes humanos e animais. Há evidências de que o farmacêutico é importante para o campo da medicina veterinária. Serviços farmacêuticos a exemplo do cuidado farmacêutico aplicado ao uso com qualidade de medicamentos de uso veterinário tem potencial mercado. Outrossim, é requisito essencial que o mesmo esteja qualificado, com formação apropriada, para lidar com prescrições veterinárias e com animais de companhia. Requer, também, uma integração profissional entre farmacêuticos e médicos veterinários. Conclusão: O amplo conhecimento dos veterinários sobre animais pode estar aliado ao conhecimento sobre eficácia de fármacos, efetividade de medicamentos e eficiência dos tratamentos, campo de atuação do farmacêutico, de modo que ambos devem trabalhar em conjunto, visando uma melhor qualidade de vida para os animais de companhia.

Palavras-chave: Hospital veterinário; Clínica veterinária; Medicamentos veterinários; Farmácia comunitária; Cuidado farmacêutico.

Título: MORBIDADE E MORTALIDADE CAUSADA PELA COVID-19 NOS 144 MUNICÍPIOS DAS 13 REGIÕES DE SAÚDE DO PARÁ

RESUMO

O Pará foi um dos estados do Brasil mais afetados pela pandemia de Coronavírus, em especial pelas diferenças demográficas, de infraestrutura em saúde e socioeconômicas de suas 13 Regiões de Saúde. Este artigo tem como objetivo apresentar o perfil epidemiológico da Covid-19 e potenciais correlações com perfil demográfico, socioeconômico e de serviços de saúde nos 144 municípios das 13 Regiões de Saúde do Pará. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo e qualitativo, tendo como recorte temporal os anos de 2020, 2021 e 2022. Observou-se que em 2020 foi o ano com o maior número de casos de Covid-19 no Pará, enquanto 2021 deteve a maior quantidade de óbitos. As análises de correlações entre Taxa de Mortalidade por Covid-19 e variáveis socioeconômicas e demográficas demonstraram-se fracas, devido a potencial viés dos dados socioeconômicos e da alta complexidade do teste.

Palavras-chave: Covid-19; Pandemia; Epidemiologia; Regiões de Saúde; Pará

Título: O ATO TRANSFUSIONAL E HEMOVIGILÂNCIA NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE ICOARACÍ, BELÉM, PARÁ

RESUMO

O sangue possui componentes essenciais à vida. A hemovigilância, a partir da hemoterapia, garante a segurança do doador e do receptor. O presente trabalho tem como objetivo investigar o ato transfusional e o serviço de hemovigilância na Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci, Belém, Pará. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo e quantitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando-se de amostragem por conveniência, sendo retrospectivo no período de setembro a dezembro de 2022 e prospectivo para o período de janeiro a fevereiro de 2023 com a realização de diagnóstico situacional do serviço e elaboração do modelo de atuação do profissional farmacêutico no processo. Dos dados quantitativos, o mês de Dezembro de 2022 apresentou maior incidência de transfusões sanguíneas (0,46%) e Fevereiro de 2023 o maior número de reações pós-transfusionais com 10 incidências. Dos pacientes transfundidos, verifica-se que o quantitativo maior é de pacientes do sexo feminino com 55%, para 45% masculino, com a média de idade de 42 anos. Para manifestação clínica das reações, destaca-se o pico hipertensivo e o hemocomponente mais utilizado foi o concentrado de hemácias (CH). Achados referentes a não conformidades foram encontradas no serviço de hemoterapia na unidade, o qual se realizou Educação Continuada com o intuito de evidenciar dados coletados e orientação à correta realização do ato transfusional. Conclusivamente, infere- se a importância da atuação farmacêutica na hemoterapia, assim como a organização da equipe multiprofissional em saúde da unidade.

Palavras-chave: Ato transfusional; Hemovigilância; Assistência farmacêutica; Serviço farmacêutico. Farmacêuticos.

Título: O FARMACÊUTICO NO PROCESSO DE GESTÃO DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS EM NÍVEL HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo: Obter evidências sobre a atuação do profissional farmacêutico no processo de gerenciamento de órteses, próteses e materiais especiais em âmbito hospitalar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados no período de 2012 a 2022, cujos descritores utilizados nas bases de dados Google Scholar, Medline, Pubmed e Scielo, foram: Órteses, Próteses e Materiais Especiais; Gestão Hospitalar; Farmácia Hospitalar; Análise e Desempenho de Tarefas; Garantia da Qualidade; Indicadores de Gestão. Resultados: Foram recuperados 48 artigos, dentre os quais, 34 foram excluídos e 14 selecionados. Resultados: Os artigos incluídos evidenciam os fatores que dificultam a gestão de OPME’s, abordando principalmente o controle, os custos e a necessidade de profissionais especializados para o gerenciamento desses materiais, em especial ao farmacêutico, com suas atribuições, sendo o profissional capacitado para alcançar esses objetivos nas redes de saúde. Conclusão: Os estudos evidenciam benefícios da atuação do profissional farmacêutico na administração de Órteses, Próteses e Materiais Especiais e da sua importância na promoção do uso com qualidade desses materiais.

Palavras-chave: Órteses; Próteses; Materiais Especiais; Gestão; Farmacêutico.

Título:PERFIL DE PRESCRIÇÃO E DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UTENTES COM DIABETES MELLITUS ATENDIDOS VIA PROCESSOS JUDICIAIS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS-E ODONTOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ

RESUMO

Introdução: O Sistema Único de Saúde estabelece que o acesso aos medicamentos e produtos de interesse à saúde pública, esteja em conformidade com diretrizes terapêuticas estabelecidas em protocolos clínicos; sendo que, na ausência desses, seja feito com base em evidências científicas. Contudo, o crescimento da judicialização da saúde no Brasil tem sido progressivo em relação ao número de ações propostas e no que diz respeito aos custos. Há registros de que o Poder Judiciário não reconheceu que não há evidências que justifiquem a incorporação das insulinas análogas; bem como, que os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas existem para regular o acesso e fortalecer o uso racional de medicamentos, entre outras tecnologias. Neste contexto, a eficiência da Assistência Farmacêutica e efetividade do Cuidado Farmacêutico são apontados como um dos desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Objetivo: Conhecer o perfil de prescrição e de utilização de medicamentos via processos judiciais para o tratamento do diabetes mellitus de utentes atendidos no Centro de Especialidades Médico-Odontológico do município de Belém, Pará. Metodologia: Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e analítico, realizado no período de agosto de 2018 a junho de 2019, utilizando-se de amostragem consecutiva, feito por meio da observação participativa e da utilização de estratégias do Cuidado Farmacêutico aplicados em pacientes com Diabetes mellitus na faixa etária entre 50 e 59 anos, de ambos os gêneros, que necessitavam ou não de acompanhantes e que recebem as insulinas análogas lispro (Humalog®); asparte (NovoRapid®), glulisina (Lispro®); glargina (Lantus®); detemir (Levemir®); degludeca (Tresiba®), a partir de demanda judicial ou administrativa no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas. Resultados: Baixa prescrição de insulinas de ação lenta e prescrições equivalentes de insulinas de ação ultrarrápidas. Redução do índice glicêmico, do grau de obesidade, dos valores de pressão arterial e melhoria no nível de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde. Conclusão: Apresenta-se um Modelo de Procedimentos Operacionais Padrões para o Serviço de Cuidados Farmacêuticos e, preconiza-se que gestores e operadores do direito possam usar as evidências aqui apresentadas para reflexionarem sobre o processo de judicialização da saúde; assim como, a importância do Cuidado para o tratamento do Diabetes mellitus em utentes atendidos no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas do município de Belém, Pará.

Palavras-chave: Diabetes mellitus. Insulinas Análogas. Assistência Farmacêutica. Cuidado Farmacêutico. Estudos de Utilização de Medicamentos

Título: PERFIL DE PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS PARA COVID-19 NO HOSPITAL GERAL DA UNIMED, BELÉM, PARÁ, AMAZÔNIA

RESUMO

Objetivo: Investigar o perfil clínico e de prescrição de medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19 em pacientes internados no Hospital Geral da Unimed em Belém, Pará, Amazônia. Método: Estudo de utilização de medicamentos, transversal, retrospectivo, exploratório, descritivo e analítico aplicado para o tratamento da Covid-19, tendo como recorte temporal o período entre abril e outubro de 2020. Resultados: Observou-se que os pacientes hospitalizados com a Covid-19, receberam diagnóstico predominantemente pelo método RT-PCR, sendo em sua maioria idosos ≥60 anos, portadores de uma ou mais comorbidades. Apresentavam leucocitose, neutrofilia, linfopenia, aumento de PCR Proteína-C-reativa e D-dímero. A média de internação foi de 12 dias. Pacientes idosos do sexo masculino, demonstraram maior vulnerabilidade. A chance de óbito foi muito expressiva em pacientes que necessitaram de intubação orotraqueal. Foram encontrados 3.398 potenciais interações, revelando maior frequência absoluta de interações do tipo farmacodinâmica (n=2.233) em comparação as farmacocinéticas (n=1.165). Categorizou-se potenciais interações, contabilizando um total de 3.379; sendo (n=2.181) moderadas, (n=734) graves e (n=464) leves. Conclusão: Houve menor ocorrência de óbitos proporcional entre os pacientes que utilizaram dexametasona em comparação com aqueles que não usaram. Houve uma maior ocorrência de óbitos entre os usuários de enoxaparina e heparina em comparação aos pacientes que não os utilizaram. Os medicamentos oseltamivir, hidroxicloroquina e azitromicina também apresentaram uma associação de risco para o desfecho óbito.

Palavras-chave: SARS-CoV-2. Covid-19. Farmácia Hospitalar. Serviços de Farmácia. Cuidado Farmacêutico.